Refluxo Gastroesofágico

O QUE VOCÊ DEVE SABER:

A doença de refluxo é muito comum e um dos sintomas mais freqüentes é a azia. O refluxo é causado por um problema na válvula que existe entre o esôfago e o estômago. O defeito dessa válvula permite que o ácido do estômago volte, queimando o esôfago.

 

QUE VOCÊ DEVE FAZER:

Tomar corretamente a medicação prescrita pelo seu médico. Evite a auto-medicação e conselhos de amigos.

Controlar a obesidade - O excesso de peso prejudica muito a doença.

Parar de fumar- o cigarro aumenta muito a produção de ácido e enfraquece a proteção da mucosa. O álcool, o chocolate e as bebidas gasosas também pioram o quadro.

Evite o stress durante as refeições. Coma devagar, com calma, mastigando bem e evitando líquidos durante a refeição. Não deite após as refeições.

Coma pouco e várias vezes por dia- isso melhora o esvaziamento do estômago.

Levante a cabeceira da cama colocando calços de madeira de 20 cm de altura na cabeceira - isso faz com que melhore o refluxo noturno.

Evite bebidas com gás, café, frituras e massas, principalmente após as 20 horas.

Beba bastante água e coma saladas para evitar ter o intestino preso. Isso piora o quadro de refluxo. Não use sal de frutas.

 

TRATAMENTOS

O tratamento inicial é realizado com essas medidas e remédios que diminuem a produção do ácido e melhoram o esvaziamento do estômago. Em alguns casos, é melhor fazer uma cirurgia para correção da válvula. Essa cirurgia se faz através da videolaparoscopia e geralmente o paciente tem alta no dia seguinte.

 

PROF. DR. ROBERTO TEIXEIRA
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

MESTRE E DOUTOR EM CIRURGIA
PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA-UNICAMP